A primeira impressão é a que fica, capriche nas fotos.
A competitividade no mercado imobiliário só tem crescido nos últimos anos. Os potenciais compradores estão cada vez mais exigentes e atentos aos diferenciais que cada propriedade pode oferecer.
Com o avanço tecnológico, outro fator que está mudando muito é a forma de consumir, e o mercado imobiliário também está passando por mudanças neste sentido. Hoje em dia o primeiro contato que a maioria dos compradores ou inquilinos tem com um imóvel é através de buscas na internet.
A primeira impressão que o cliente terá serão as fotos que estarão publicadas nos portais imobiliários, e que nem sempre colaboram para que o cliente se sinta atraído pelo imóvel, o que ocasiona a perda de interesse já no primeiro contato.
Para que isto não aconteça o ideal é fazer fotos com um fotógrafo especializado em fotografar imóveis. Consulte o seu corretor de confiança, ele saberá te indicar bons profissionais, e o investimento vale a pena.
Preparamos algumas dicas como fotografar um imóvel, vale a pena ler e colocar em prática.
Organização é fundamental
Mantenha os ambientes organizados, cadeiras da sala de jantar alinhadas, camas arrumadas, louças lavadas e guardadas, portas dos armários fechadas, tampo do vaso sanitário baixada e o imóvel limpo. Retire objetos pessoais dos ambientes, principalmente fotos e porta-retratos. Vale a pena dar uma produzida nos ambientes, montar uma mesa de jantar ou colocar uma bandeja de café em cima da cama, algumas almofadas no sofá também podem fazer a diferença, mas tome cuidado com exageros.
Uma boa iluminação fará toda a diferença
Prefira sempre a iluminação natural, para isso é importante escolher a melhor hora do dia, de acordo com a localização do imóvel. O nascer do sol e o entardecer costumam valorizar as fotos por conta da luz. Abra as janelas e acenda as luzes, quanto mais iluminação melhor.
Preste atenção na sequência e quantidade
Colocar as fotos em ordem de acordo com os ambientes é sempre uma boa estratégia, pois é importante que o cliente consiga reproduzir a experiência de estar entrando no imóvel. Não economize no número de fotos, aproveite para mostrar todos os detalhes do imóvel. As chances de alguém se interessar por um imóvel com 20 fotos é muito maior do que um que apresente somente 5 fotos. Não esqueça de fotografar a fachada e as garagens.
Tenha cuidado com o ângulo das fotos
É importante que o cliente consiga visualizar o imóvel como se estivesse nele, por isso a posição ideal da câmera é na altura dos olhos. Tome cuidado com o flash da câmera em espelhos, janelas e vidros.
Priorize fotos na horizontal
Procure fotografar na horizontal (modo paisagem), pois além de mostrar uma visão mais realista dos ambientes, também é o formato utilizado na maior parte dos sites e plataformas de divulgação
Fique de olho na resolução
O ideal é sempre utilizar uma câmera fotográfica para realização das fotos, pois elas produzem fotografias com muito mais qualidade e precisão. No caso de não possuir uma câmera fique atento a resolução do celular, e garanta que as fotos tenham no mínimo 5 megapixels.
Detalhes são importantes
É importante mostrar aos clientes o aspecto geral do imóvel, com imagens amplas e abertas. Mas, caso seu imóvel tenha algum acabamento especial ou algum elemento que você ache que possa fazer a diferença, vale a pena apostar em fotos dos detalhes. Uma vista bonita também chamará a atenção dos possíveis compradores.
Fotos divulgação Cota Empreendimentos Imobiliários.